terça-feira, 22 de setembro de 2009

Encantado

Ele estava nervoso, era visível, quando não estava tocando o violão não sabia bem o que fazer com as mãos. Marcelo Ganem é cantor e compositor, certo, já faz tempo, mas não é do tipo celebridade. É gente nossa, que vemos na rua e cumprimentamos, que abre a loja no comércio de Buerarema, que encontramos em Itabuna, quando vem resolver alguma coisa. Um cara tímido e discreto, o que só engrandece seu talento.

Mesmo tenso pela estréia do novo show, Marcelo Ganem nos presenteou com um belo espetáculo. Misturou algumas das suas músicas mais conhecidas, outras do novo CD, e outras mais de artistas da MPB, como Djavan, Gil, Chico Buarque, Milton e Jorge Vercilo. Acompanhado por uma banda harmoniosa, afinadíssima, direito a dançarinos, e de lambuja teve participações especiais do seu sobrinho, que não lembro o nome, e alunos da Escola Clave de Sol.

Segundo disse em entrevistas, Marcelo passou 4 anos para realizar o CD Encantado. Fez a produção sozinho e com recursos próprios. O músico se diz satisfeito com resultado final, com as canções inéditas, bons músicos, arranjos caprichados. Ficou claro o mesmo cuidado de Marcelo na produção do show. Na escolha de repertório, nas músicas bem ensaiadas, no desenvolvimento do espetáculo e atrações especiais.

Enfim, um amor à arte que emociona. Um jeito de fazer arte que anda muito difícil aqui na nossa província. Coisa de quem acredita no que faz e tem uma ética que leva ao esforço de oferecer o melhor ao público. Eu até achei que teve Jorge Vercilo demais, e que faltou umas duas músicas do próprio Marcelo que eu queria ouvir, mas, sem dúvida, deu gosto de ver.

A música de Marcelo Ganem tem o jeito desse lugar. Se parece com Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Itacaré. Tem cheiro da mata, de cacau, de praia, da serra e até das nossas favelas. Fala da nossa cultura e já é parte dela. Que tenha o sucesso que merece nesse novo trabalho, e que o público daqui (tão desatento) reconheça um talento tão raro e tão nosso. Obrigado, Marcelo, você é a nossa melhor trilha sonora.

Aquilino Paiva
Professor, Videomaker e escritor

2 comentários:

  1. Aquila,

    eu não sou muito fã do Marcelo Ganem, mas tem uma música dele que não esqueço. E em Timor, muitas vezes me pegava cantando, pra manter a conexão-cacau: "raiou a madrugada, pai sol mandou me avisar que é dia lindo na Serra do Jequitibá."
    Quando voltei de Itabuna, na estrada, comprei uns cacaus. Botei as sementes pra secar e ontem, bastiguei umas duas. Veio aquela lembrança de cheiros e sons e imagens da Roça, do meu avô, coisas de enternecer o coração mais bruto, mais jagunço que há!
    Alves Grapiúna.

    ResponderExcluir
  2. Estava eu em Cuiabá, para mim, fim de mundo, aos 20 anos, longe do mar, longe de tudo o que eu amava. Ouvia Ganem, raiando na madrugada. Quando voltei, doze anos depois, um dia, pela menos Santa e mais Cruz das TVS, eu entrevistei Ganem, que alegria. Ganhei CD autografado, e vi o moço cantar pra mim a melodia que mais me lembra minha terra: e o dia ficou lindo, lindo, de longe eu via a Serra do Jequitibá...

    ResponderExcluir